sexta-feira, 6 de abril de 2012

Odé e Otim

Orixás yorubanos da caça e do mato, no batuque,religião afro-brasileira do Rio Grande do Sul.
 Odé é o terceiro filho de Yemanjá com Oxalá senhor da caça e rei do ketu o único verdadeiro amor de oxum, diz uma lenda que ode um dia saiu de casa e ficou preso nas matas de ossanha apesar de sua mae o ter avisado.teimoso foi até as matas e ossanha apaixonado o prendeu la.Yemanjá ficou muito triste com a ausência de seu filho e se pos a chorar então Olodumaré deu ordem para ossanha soltar odé para ver sua mãe, mais por ter passado muito tempo odé se acostumou em viver nas matas sendo assim,visita sua mãe mais mora nas matas.
Divindades da caça,vivem nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado OFÁ, e um rabo de boi chamado ERUEXIM. Em algumas lendas aparece como irmão de Ogum e de Bará.Vivem caçando, por isso, protegem os caçadores em suas expedições.
 É casado com Otim formando um casal inseparável, onde está um está o outro.Odé caça, mas fica com pena dos bichos e dá para sua mulher Otim que devora tudo e por isso é gorda.

- Saudação: Oquebambo ou Oquebambo Okê Arô
- Dia da Semana: Sexta-feira, pois é o dia da Iemanjá, que é mãe de Odé, para outros Segunda-feira.
- Número: 07 e seus múltiplos
- Cor: Azul forte e branco para Odé e Azul forte e rosa para Otim.
- Guia: 01 conta azul, 01 conta branca, 01 conta azul para Odé 01 conta rosa, 01 conta azul, 01conta rosa para Otim.
- Oferenda: Miami doce, chuleta de porco frita no azeite comum e refogada com azeite de dendê com uma pitada de mel, feijão miúdo, doce (balas e pirulitos).
- Adjuntós: Odé com Otim ou Iemanjá Bocí (neste caso normalmente a Otim passará para a "passagem"). Otim com Odé.
- Ferramentas: Arco e flecha, funda, bodoque, moedas e búzios.
- Ave: Galo prateado claro ou pintado para Odé e galinha preta para Otim.
- Quatro pé: Casal de porco.
- Odé: São Sebastião
- Otim: Santa Bernadete ou Santa Efigênia

Odé no batuque é o mesmo que oxóssi no candomblé,é representado como um homen jovem e forte portando um arco e flechas que são suas ferramentas para caça,Otim porta um cântaro que carrega na cabeça como símbolo de seu axé.São orixás da fartura,dos excessos e do bom andamento da vida e das casas de santo.Representam também a generosidade e a abundância de alimento na casa de seus protegidos.Otim não teve filhos na terra,por isso a quase ausência de filhos com cabeça de Otim,sua feitura deve ser feita sempre com Odé.São orixás que jamais devem ser esquecidos ou deixados de lado no culto pois costumam não perdoar esse tipo de falta punindo com dificuldades o caminho de quem lhe foi ingrato.
 Conta-se que Odé era irmão de Ogum e Bará,Bará era indisciplinado e insolente com sua mãe Iemanjá,por isso ela o colocou na rua,os outros dois se conduziam melhor,Ogum trabalhava no campo e Odé caçava nas matas,de modo que a casa estava sempre abastecida de comida e fartura.
 Iemanjá andava inquieta e resolveu consultar um babalao,este lhe aconselhou a proibir Odé de sair para a mata pois iria encontra Ossanha,aquele que detém o axé das folhas e que vivia nas profundezas da mata,Odé ficaria exposto a um feitiço que o obrigaria a ficar na companhia de ossanha para sempre.Iemanjá exigiu que Odé renunciasse as suas atividades de caçador,este porém,de personalidade independente continuou suas incursões pela mata.Ele partia com os outros caçadores,e como sempre faziam,uma vez chegados juntos a uma grande árvore (Iroko) separavam-se,prosseguindo isoladamente,e voltavam a se encontrar no mesmo local no final do dia.
 Certo dia,Odé não voltou e nem respondeu aos apelos dos caçadores.Ele havia encontrado Ossanha e este lhe dera para beber um poção de certas folhas maceradas,como Amunimuyé,cujo nome significa "apossa-se de uma pessoa e de sua inteligência",o que provocou em Odé uma grande amnésia.Ele não sabia mais quem era e onde morava,ficou então morando na mata com Ossanha como predissera o Babalao.Ogum inquieto com a ausência do irmão saiu a procura de Odé,encontrando-o nas profundezas da mata.Ele o trouxa de volta,mas Iemanjá não quis saber do filho desobediente.Ogum revoltado com a intransigência da mãe recusou-se a continuar em casa.Odé voltou para a companhia de Ossanha e Iemanjá desesperada por ter perdido seus filhos,transformou-se num rio chamado Ógum (não confunda com o orixá Ogum).

 Seus filhos são pessoas espertas e com iniciativa, gostam de descobertas e novidades.São místicos e muito intuitivos. O lado emocional é sua característica mais marcante, pois é carismático e carinhoso.Costumam ser indecisos e inseguros, mas adoram se apresentar em público e ser o centro das atenções.São cultos,sensíveis e de temperamento quase infantil,adoram a liberdade,são bons amigos e estão sempre prontos a tudo,tem tendência aos ciúmes,possesivos e inseguros.Aborrecem-se fácil tornando-se perigosos.

Alguns nomes de Odé

Abaim
Abelujam
Alé
Belujam
Bilade
Bomi
Burú
Cadinã
Cardinã

Deí
Elefaburú
Emí
Indé
Jipié
Lábia
Laté
Ludiú
Malé
Mi
Mirê
Miremí
Omí
Omímalé
Omiburú
Omintundê
Omimaru
Ridê
Tindé

Nomes de Otim:

Abaim
Abelujam
Alé
Belujam
Bilade
Bomi
Burú
Cadinã

Deí
Dirê
Elefaburú
Emí
Indé
Jipié
Lábia
Laté
Ludiú
Malé
Mi
Mirê
Miremí
Omí
Omimalé
Omiburú
Omintundê
Omimarú
Ridê
Tindé

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